quinta-feira, 26 de junho de 2008

O QUE REALMENTE PRECISA SABER PARA A PROVA DE HISTORIA 2OBI

A republica velha vai de 1889 a 1930.
Este período se devide em 2. 1- A republica da espada (1889-1894) e 2 – Republica das Oligarquias (1894-1930).
Este período se iniciou com a queda de D. Pedro II e terminou com a revolução de 30.

Republica da Espada- Período governado por militares com o objetivo de consolidar as instituições republicanas e impedir a reação monarquista – portanto, não é uma ditadura e sim, uma atitude a fim de garantir uma rápida reação a uma tentativa de volta à monarquia.

Republica das Oligarquias – Período governado pelos cafeicultores. Neste período foi formado a “política do café-com-leite”(junção dos produtores de café de SP e dos produtores de leite de MG) e a “política dos governadores”. Esta republica tinha como objetivo colocar o Estado a serviço dos cafeicultores e dos grandes latfundiarios.

A camada média urbana, militares e cafeicultores estavam envolvidos no plano republicano. Isto, através de correntes evolucionistas e revolucionarias que conpunham o Partido republicano.
A igreja não se envolve no plano republicano pois neste, o Estado é leigo, ou seja, não tem religião oficial.

SOBRE OS PRESIDENTES, SÓ É PRECISO SABER AS IDEIAS PRINCIPAIS, SEM ENTRAR EM DETALHES

Deodoro da Fonseca
-Exilou a família real
-medidas modernizadoras
Fim do padroado(separação da Igreja e do Estado) – religião católica não é mais a religião oficial do Brasil
-Igreja perde suas funções cartorais – organizam-se cartórios para regularizar a vida civil
-organização da Justiça federal
-Eleições da Constituinte para formar leis básicas para o país

Economia – Encilhamento*
*Período da historia econômica do Brasil durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca
O ministro da fazenda, Rui Barbosa, tentando estimular a industrialização no Brasil, adotou uma política emissionista que era baseada em créditos livres e estes, eram garantidos pelas emissões monetárias.
A especulação, a inflação e os boicotes através de empresas fantasmas e ações sem lastro ouro desencadearam em 1890 a Crise do Encilhamento
As conseqüências* dessa crise só foram superdas no governo de Campos Sales.
*inflação, crise na economia e aumento da divida externa, falências.

Constituição de 1891 – promulgada ESTADOS COM PLENA AUTONOMIA

-Modelo dos EUA 3 poderes independentes – Legislativo, Judicario e
-Republica Federativa Executivo
-Presidente atuante por 4 anos
Voto- homens, maiores de idade e alfabetizados
1º presidente foi eleito indiretamente

Governo Constitucional de Deodoro da Fonseca

---AUTORITARISMO
-Lei das Rsponsabilidades
Decreta Estado de Sitio e fecha o Congresso -> Revolta daArmada (RS)


Deodoro renuncia

Floriano Peixoto

PRP + exercito REABRIU O CONGRESSO
CRIAÇÃO DO PRF


Recebeu o apelido de marechal de ferro por sua atuação enérgica e ditatorial pois agiu com determinação nas sucessivas rebeliões que marcaram o os primeiros anos da Republica
Revolta da Armada – movimento de rebelião promovido pela Marinha do Brasil contra Floriano(supostamente apoiado pela oposição monarquista)

Revolução Federalista – ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da Republica e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas que pretendiam “libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Julio Prates”

1894 – eleições

REPUBLICA DAS OLIGARQUIAS

Prudente de Morais (1894 – 1898)
Crise econômica
Revolta de Canudos
A eleição de Prudente marcou a chegada ao poder da oligarquia cafeeira em substituição dos setores militares

Campos Salles
Economia baseada na exportação de café e borracha não ia bem.
Campos Salles julgava que todos os problemas do Brasil tinham uma única causa: desvalorização da moeda.
Desenvolveu a POLITICA DOS GOVERNADORES:
Com o fim do primeiro período republicano (militares) chegara o momento de institucionalizar as relações entre os estados e o pode central. A política do governadores significou que o poder central daria uma autonomia relativa aos estados e estes, deveriam dar total apoio no Congresso.



GOVERNO FEDERAL --->

Autonomia
Apoio no
congresso relativa
GOVERNOS ESTADUAIS
<---- Resumindo: era preservada a autonomia e independência dos estados desde que esses apoiassem o Governo Federal no Congresso. Na economia, Campos Sales (+Joaquim Murtinho) priorizou a resolução do problema da divida externa que se deu através de um acordo com os ingleses denominado FUNDING LOAN – medida econômica para negociar uma saída para a divida externa. O funding loan determinava: -empréstimo de 10 milhões de libras esterlinas para o Brasil, a ser utilizado para o pagamento dos juros da divida externa -concessão de um Prazo de 10 anos, alem dos 3 já concedidos para inicio do pagamento Como garantia, o Brasil deu toda a receita da Alfândega do RJ. Na economia interna, Campos Sales levou adiante a política do saneamento financeiro – combateu a inflação, não emitindo mais dinheiro e queimando uma parte. Também criou impostos alem de elevar os já existentes e congelou os salários. Poder local –CORONELISMO >> RELAÇÕES DE COMPADRIO

Ø Coronelismo: O Coronelismo no Brasil é símbolo de autoritarismo e impunidade. Conjunto de ações políticas de latifundiários (chamados de coronéis) em caráter local, regional ou federal, onde se aplica o domínio econômico e social para a manipulação eleitoral em causa própria ou de particulares. Fenômeno social e político típico da República Velha, caracterizado pelo prestígio de um chefe político e por seu poder de mando.
Ø Relações de compadrio: Começaram então a surgir as relações de compadrio, onde os elementos considerados inferiores e dependentes submetiam-se ao senhor da terra pela proteção e persuasão. Se por um acaso houvesse alguma resistência de alguma parcela dos apadrinhados, estes eram expulsos da fazenda, perseguidos e assassinados impunemente. Muitas vezes juntamente com toda a sua família para servir de exemplo aos outros afilhados

POLITICA DO CAFÉ COM LEITE
SP E MG revezam no poder



Rodrigues Alves
Campanha de Saneamento do RJ + reurbanização + obrigatoriedade da vacina e ignorancia do povo que nao sabia o que era vacina= REVOLTA DA VACINA

CONVENIO DE TAUBATÉ

Primeira politica de valorização do café. O convenio junta SP, MG e RJ que pedem emprestimos estrangeiros para comprar e estocar as safras a fim de manter o preço do café.

O governo de R. Alves foi tmbém marcado pelo BOOM DA BORRACHA, que foi quando o Brasil era responsavel por 97% da xportação de borracha mundial (Amazonia)

Alem disso, R. Alves comprou o Acre da Bolivia atraves do TRATADO DE PETROPOLIS
Ø Tratado de Petropolis - O Acre pertencia à Bolivia porem vinha sendo invadido por brasileiros a procura de látex. Para resolver, o Brasil assina em 1903 o Tratado de Petropolis, onde o Brasil compra o Acre por 2 milhoes de libras esterlinas além de entregar 3200km2 em MT e se comprometer a construir a estrada de ferro Madeira Mamoré

Campos deixa a presidencia como o GRANDE PRESIDENTE


Afonso Pena
Nada importante

Nilo Peçanha

Criou o serviço de poteção ao indio –SPI
Primeira eleição competitiva da Republica Velha
-Hermes da Fonseca X Rui Barbosa, apoiado por SP, BA E RJ (cria campanha civilista)
Fraudes garantem a vitoria de Hermes

Hermes da Fonseca

-Politica das Salvações – substituição das velhas oligarquias através de intervenções militares nos estados.

Governo conturbado -> Estado de Sitio

Ø Revolta da hibata – movimento de oficiais da Marinha do Brasil que se desenrolou na baía de Guanabara.
Os revoltosos se rebelavam contra os castigos fisicos na Marinha.
Inicialmente, o governo se recusa a negociar com os revoltosos. O líder, João Candido junto com os outros marinheiros apontam os encouraçados (barcos) de MG e SP + os cruzadores(outro tipo de barco) para a baía de Guanabara e ameaçam atirar sobre a cidade.
Por conta disso, o governo se dispoe a negociar com os revoltosos -> fim dos castigos e anistia aos que participaram da revolta

Além dessa revolta, houve o inicio da GUERRA DO CONTESTADO que foi um conflito aramado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual.

Venceslau Brás

Neste periodo, há uma dificuldade de expoirtação pois os paises desenvolvidos tem suas importações voltadas a armamento e munição por causa da 1ª Guerra Mundial.

Segundo surto industrial
Substituição de importação – Brasil importa as maquinas que produzem o que era antes importado – maquinas extremamente defasadas.

Aumento das industrias - +operariados que vivem sob pessimas condições - > GREVE DE 1917

-Repressão ao contestado

Delfim Moreiro
Nada importante

Epitacio Pessoa – paraibano

Foi indicado para presidente pelo RS por participar da negociação para o fim da 1ª Guerra Mundial. (com apoio de SP E MG) – NÃO significa o fim da politica do cafe com leite.

Neste governo, eclode o TENENTISMO

> Tenentismo - Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Não declaravam nenhuma ideologia, eram inspirados pela revolução comunista, os movimentos políticos-militares, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública, apenas temas para que no fim o movimento comunista tomasse o poder
Os movimentos tenentistas foram: a
Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes.
OS 18 DO FORTE DE COPACABANA
A revolta começou com a entricheiração de Euclides Hermes da Fonseca e seus comandados, no dia 5 de julho. Neste dia, a 1h20 , Siqueira Campos disparou o 1º canhão.
Ao final, sobraram militares e 1 civil. Desses, 2 sobreviveram


REVOLTAS DE 1924
Exigiam a derrubada de Artur Bernardes – Convocação da eleição para a Assembleia Consituinte.
Enorme repressão ao moviento e então tenentes se unem ao movimento de RS -> Coluna Miguel Costa Luis, Carlos Prestes (COLUNA PRESTES)
COLUNA PRESTES
Movimento politico-militar entre 1925 e 1927 ligado ao tenentismo e que queria sensibilizar as pessoas a favor da derrubada da Republica Velha
Líderes: Miguel Costa e Luís Carlos Prestes. A coluna seguiu por 29 meses. Nunca houve confronto direto com o governo porém ajudou a derrubar a republica Velha e preparar a revolução de 30.
Washington Luis
REVOLUÇÃO DE 30
-tirou a Oligarquia cafeeira e colocou no poder Getulio vargas
MOTVOS ECONOMICOS
Ø Crise da politica de valorização do café
Ø Superprodução e estoques enormes de café
Ø Crise da Bolsa de NY (maior comprador de café brasileiro)
MOTIVOS POLITICOS
Ø Fundação do Partido Democartico de São Paulo PD – SP (aquele que se opunha ao PRP) – fazia diversas criticas ao governo oligarquico
Ø FIM DA POLITICA DO CAFE COM LEITE – Washington Luis (paulista) indica Julio Prestes para presidente, porém 3 estados, entre eles, Minas Gerais, que esperava Antonio Carlos Ribeiro como indicado, não aceitam.
Ø Formação da ALIANÇA LIBERAL – união de MG, RS, PB E PD-SP - esta se opoe a Julio Prestes e apoia Getlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice.
Propostas da Aliança Liberal:
Voto secreto e feminino, criação da justiça eleitora, jornadas de trabalho de 8h/dia, diversificação de produção economica



A REVOLUÇÃO DE 30
Coronel Góis Monteiro é o comandante
RS compra armas
João Pessoa é assasinado por João Dantas
A luta armada começa em RS E MG e se espalha muito rapídamente
Forças mneiras e gauchas se dirigem para a capital (RJ)
Formação de Junta Governantiva que não é aceita pelas forças revolucionarias
---EM 03/11/1930 , GETULIO VARGAS ASSUME EM CARÁTER “PROVISORIO”

Consequencias
Ø Oligarquia cai politicamente porem detem o poder economico
Ø Sistema politico se equilibra por causa da atualização das instiuições.


GOVERNO GETULIO VARGAS – O VIDEO É SUFICIENTE
SE QUISER MAIS.. http://pt.wikipedia.org/wiki/Getulio_vargas


ESTADO NOVO NAO CAI

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Relátorio 10 passado para o Word

Relatório 10

Protozoonoses

Pág. 95

Protozoonoses = doenças

causadas por protozoários.

Agente etiológico = agente

causador da doença.

Vetor = transmissor,

geralmente inseto, dentro

do qual o agente causador

sofre transformação.

_______________________________________________________________

Agente Etiológico: Entamoeba histolytica

Classe: Rizópodes ou Sarcodíneos

Doença: Amebíase

Vetor: Não há

Sintomas: Diarréia, enfraquecimento e úlceras

intestinais.

Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com

as fezes dos doentes.

Profilaxia: Lavar as mãos antes das refeições,

cuidados com a água e alimentos crus, tratar os

doentes, eliminar insetos domésticos,

condições sanitárias adequadas.

Agente etiológico: Trypanosoma Cruzi

Classe: Flagelados.

Doença: Mal de Chagas

Vetor: Barbeiro – Triatoma infestans ou outras

espécies

Sintomas: Miocardite, lesões no fígado.

Transmissão: Penetração de tripanossomos contidos

nas fezes do barbeiro e transfusão de sangue.

Profilaxia: Casas de alvenaria, combater o vetor,

cuidado com transfusão de sangue e seringas, tratar

os doentes, cuidados com gestantes.

______________________________________________________________________

Agente etiológico: Giardia lamblia

Classe: Flagelados.

Doença: Giardíase

Vetor: Não há.

Sintomas: Diarréia e dores intestinais.

Transmissão: Ingestão de cistos eliminados

com as fezes dos doentes.

Profilaxia: Lavar as mãos antes das refeições,

cuidados com a água e alimentos crus, tratar

os doentes, eliminar insetos domésticos,

condições sanitárias adequadas.

Agente etiológico: Plasmodium sp

Classe: Esporozoário.

Doença: Malária

Vetor: Fêmea do anofelino – Anopheles sp

(mosquito prego)

Sintomas: Acessos maláricos a intervalos

regulares.

Transmissor: Picada da fêmea do anofelino

contaminada.

Profilaxia: Tratar os doentes, combater o vetor,

cuidado com as transfusões de sangue.

­_____________________________________________________________________

Agente causador: Leishmania braziliensis

Classe: Flagelados

Doença: Úlcera de Bauru ou Leishmaniose

Vetor: mosquito Phlebotomus sp

Sintomas: Ulcerações no rosto, pernas e braços.

Transmissão: Picada da fêmea do mosquito

Phlebotomus sp (palha, birigui ou pólvora).

Profilaxia: Tratar os doentes, combater o vetor,

evitar dormir na mata.

Videos sobre mais doenças

http://br.youtube.com/watch?v=RDPrLuXa5Mw
Video sobre o Mal de Chagas
http://br.youtube.com/watch?v=g5FtmyE-EIY
Video sobre a Amebíase
http://br.youtube.com/watch?v=MLfeibmI9Gg
Video sobre a Giardíase
http://br.youtube.com/watch?v=m7PGcsV9yrM
Outro video sobre a Malaria
http://br.youtube.com/watch?v=m7PGcsV9yrM

Video sobre a Malária

http://br.youtube.com/watch?v=IVbq2yQH52g
em ingles e passado por Renata Stabenow

domingo, 22 de junho de 2008

Resumo Completo Gramática 2o bimestre

Classificação da palavra “se”

A palavra “se” pode ser classificada como:

1. Pronome apassivador(ou partícula apassivadora), quando esta ligada a um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto, indicando que a oração está na voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve flexionar-se no singular ou no plural, concordando com o sujeito correspondente.

  1. Índice de indeterminação do sujeito, quando está ligada a um verbo intransitivo, transitivo indireto, ou de ligação. Nesse caso, o verbo deve flexionar-se sempre na terceira pessoa do singular, pois o sujeito é indeterminado.

Observação: Lembre-se de que o sujeito indeterminado também ocorre com o verbo flexionado na terceira pessoa do plural, quando não há referência a um sujeito expresso anterior ou posteriormente, ou que possa ser identificado no contexto.

Adjunto Adnominal e Complemento Nominal

  • Adjunto Adnominal é a função sintática da palavra ou expressão que se liga a um substantivo concreto ou abstrato para determiná-lo ou caracterizá-lo.
  • Complemento Nominal é a função sintática do termo preposicionado que completa a significação de um nome(substantivo abstrato, adjetivo, advérbio).

Observações:

1.
Geralmente, a expressão que caracteriza ou determina um substantivo concreto classifica-se, sintaticamente, como adjunto adnominal.

  1. Quando a expressão estiver ligada a um adjetivo ou a um advérbio, será sempre classificada, sintaticamente, como complemento nominal.

  2. Se a expressão estiver ligada por uma preposição a um substantivo abstrato, será sintaticamente:
    - Complemento nominal: quanto tiver sentido passivo.
    - Adjunto Adnominal: quando tiver sentido ativo.

Quadro resumo

Função sintática

Classe gramatical a que pertence

Classe gramatical a qual se relaciona

Adjunto adnominal

- artigo;

- adjetivo;

- numeral;

- pronomes adjetivos;

- locuções adjetivas.

- substantivo concreto ou abstrato (núcleo de qualquer função sintática)

Complemento nominal

- Termos, geralmente substantivos, preposicionados.

- adjetivo;

- advérbio;

- substantivo abstrato.

Colocação dos pronomes átonos

A norma culta da língua portuguesa estabelece regras para a colocação dês pronomes pessoais oblíquos átonos. Há três possibilidades de colocação desse pronome em redação ao verbo:

  • Próclise (antes do verbo);
  • Ênclise (depois do verbo);
  • Mesóclise (no meio do verbo).

Ênclise

  1. A posição lógica do pronome átono é a ênclise. Entretanto, há casos em que não se segue essa colocação.
  2. NUNCA se inicia uma oração com pronome oblíquo átono.

Próclise

O pronome deve ser colocado antes do verbo:

1. Quando o verbo é precedido de uma palavra negativa.

Ex.: Ninguém me viu atrás da porta.
Nada o perturba.
Obs.: Havendo vírgula depois da palavra de sentido negativo, emprega-se a ênclise.
Ex.: Não, respondeu-me ela.

2. Nas orações iniciadas com pronomes interrogativos.
Ex.: Quem me procurou?

3. Quando o verbo vem antecedido de certos advérbios(bem, mal, ainda, sempre, só, talvez, etc.) ou expressões adverbiais.
Ex.: Já lhe disse um milhão de vezes!

Nos olhos se concentrava ele.

Obs.: Havendo vírgula depois do advérbio ou locução adverbial, emprega-se a ênclise.

Ex.: Pouco depois entregou-me o recado.

4. Nas orações exclamativas.
Ex.: Como se amavam!

5. Quando houver a palavra “que” no período.

Ex. Ele disse que me amava.

Mesóclise

Quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito, não se coloca o pronome átono depois do verbo, ou seja, não se aplica a ênclise. Não sendo possível a próclise, faz-se uso da mesóclise.

Ex: Dar-lhe-ei notícias quando chegar.

Dar-lhe-ia notícias quando chegasse.

Concordância verbal

Sujeito simples

  1. O verbo concorda com o núcleo do sujeito.
  2. Se o núcleo do sujeito é um substantivo coletivo, o verbo é flexionado no singular.

  3. a. Se o sujeito é constituído por um coletivo( ou palavra de sentido coletivo), seguido de um substantivo no plural, o verbo pode ser flexionado no singular, concordando com o núcleo do sujeito, ou no plural, concordando com o adjunto adnominal.

    b. Se o sujeito for constituído por expressões como parte de, uma porção de, metade de, seguidas de um substantivo no plural, o verbo pode ser flexionado no singular ou no plural.

Sujeito composto

  1. Se o sujeito composto estiver antes do verbo, o verbo ficará no plural.
  2. Se o sujeito estiver depois do verbo, o verbo poderá ficar no plural ou concordar com o núcleo mais próximo.

Casos especiais

  1. Verbo haver

    a. Quando o verbo haver é um auxiliar(podendo ser substituído por “ter”), concorda com o sujeito.

    b. Quando o verbo haver tem o sentido de existir, ele não possui sujeito e, portanto, é flexionado na terceira pessoa do singular.

    Obs.: O verbo existir não obedece às regras acima: concorda sempre com o sujeito a que se refere.

  2. Verbo fazer
    Quando o verbo fazer é empregado na indicação de tempo, é impessoal, permanecendo sempre na 3ª pessoa do singular.

  3. Verbo ser

a. Nas indicações de hora e distância, o verbo ser pode ficar no singular ou concordar com a data.

b. Nas indicações de dia, o verbo ser pode ficar no singular ou concordar com a data.

c. Em expressões “fixas” que indicam quantidade ou avaliação, o verbo ser fica invariável.

d. O verbo ser concorda com o pronome pessoal, seja ele sujeito ou predicativo.

e. Quando o sujeito e o predicativo são coisas e um está no singular e outro no plural, o verbo ser fica, de preferência, no plural.

f. Se o sujeito ou o predicativo referir-se a pessoa, o verbo ser concorda com essa palavra, seja sujeito ou predicativo.


(Resumo feito por Nicole Sampaio)

Video sobre Revoltas

Video sobre Canudos:
http://www.youtube.com/watch?v=Q0NmNGi9hEw&feature=related
Video sobre a Guerra do Contestado:
http://www.youtube.com/watch?v=Q0NmNGi9hEw&feature=related
Video sobre a Revolta da Vacina:
http://www.youtube.com/watch?v=VYq0x7I_U2A
Video sobre a Greve Geral:
http://www.youtube.com/watch?v=ARVqTsCL3NU&feature=related
Video sobre Lampião:
http://www.youtube.com/watch?v=3CEEk95Tl1M

Colocação do "se"

Ìndice de Indeterminação do sujeito =
Precisa-se de alegria
Agora troque o "se"por todo mundo
Todo Mundo precisa de alegria
Se a frase tiver senso = Indice de Indeterminação
Aluga-se um apartamento
Todo Mundo aluga um apartamento X
uma pessoa aluga um apartamento
não todo mundo.
"se"= particula apassivadora

sábado, 21 de junho de 2008

Resumo Biologia

CLASSIFICAÇÃO

Classificação = organização
Aristóteles- 1ª classificação de animais:
-animais com sangue
-animais sem sangue

Teofrasco- 1ª classificação das plantas:
-árvores
-arbustos
-ervas

Séc XV-> grandes navegações
Lineu séc. XVIII – Organização hierárquica

Taxomina= Classificação:

Reino- Filo- Ordem- Família- Gênero- Espécie- Subespécie
Lineu- criou o sistema de classificação. Classificava os seres por semelhanças físicas- Atualmente os seres são classificados baseados no grau de parentesco entre eles. O grau de semelhança entre os seres é determinado por estudos de Anatomia, Bioquímica, Paleontologia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REINO ANIMAL
Ex: Cavalo
Eucarionte
Pluricelular
Heterótrofos
Sem parede celularSimetria:
-assimétrica -simetria bilateral -simetria radial

Segmentação ou Metameria:
Segmentado- é segmentado
Assegmentado- não segmentado

Conceito de espécie:
Lineu: conjunto de seres com as mesmas características.
Modero: conjunto de populações que naturalmente se cruzam e deixam descendentes férteis.

Híbridos entre diferentes raças da mesma espécie, Os descendentes são férteis nesse caso.
Híbridos interespecíficos: cruzamentos entre seres de espécies diferentes, produzem híbridos estéreis.

Lei das prioridades: no caso de uma espécie com 2 nomes, adota-se o mais antigo.

Exemplo comum, de híbrido interespecífico:
Eqqus caballi x Eqqus asinius
Fêmea= mula e macho= burro- estéreis mas resistentes

FILO PORIFERA: (filo dos poríferos)
Pori= poros (furos) Feros= que possuem
Ex: Esponjas

-Estrutura corporal:
Coanócitos: promovem a circulação da água e capturam alimento e o digerem. Digestão intrecelular.
Amebócitos: produz as espículas, transporta alimento
Pinacóciotos: revestem a parte externa da esponja o que é uma importante proteção.
Porócitos: permite a passagem de água
Espículas: protege e sustenta

Esqueleto de espongina- é um endoesqueleto (interno) sustenta o corpo.
-Circulação de substâncias: Eles podem sobreviver sem sistema circulatório, pois são muito simples, basicamente possuem 2 camadas de células, oq eu permite fácil circulação das substâncias pelo organismo.
-Respiração: Eles respiram por toda superfície corporal (interna e externa)
-Excreção: Os escretas saem do corpo atravessando as células e indo para a água do ambiente. Não possuem sistema excretor. Só podem sobreviver sem esse sistema porque são simples com poucas camadas celulares, os excretas saem do organismo por toda a superfície corpórea
Reprodução: Assucuada por brotamento; Sexuada com fecundação interna, esperma encontra óvulo no interior do corpo da fêmea. Desenvolvimento indireto.
-Características Gerais: sem simetria, assegmentados, não possuem órgãos sistemas e tecidos.
FILO CELENTERADOS/ CNIDÁRIOS

Celum= cavidade- 1ºs seres com cavidade digestiva
Queima- porque possuem células especiais com toxinas que queimam
Ex: Água Viva (caravelas, medusas) corais, hidras

-Forma corpórea:
Simetria radial, assegmentados, 1ºs animais com tecido (células especializadas).
Possuem corpo com boa no centro e tentáculos ao redor. Possuem células urticantes (enidoblastos, cnidócitos, nematócito).

-Características gerais Celenterados: 1ºs com cavidade digestiva; 1ºs com digestão extra-celular; Todos com simetria radial; corpo gelatinoso e tentáculos ao redor da boca. Assegmentados- corpo não se divide; possuem tecidos; possuem tecidos verdadeiros, mas não possuem órgãos
-Digestão: inicia-se na cavidade digestiva (digestão extracelular) e termina no interior das células da cavidade digestiva que fagocitam as pequenas partículas de alimento (digestão intrecelular). Só possuem boca, pela qual ingerem alimento e eliminam as sobras da digestçao, ou seja, defecam pela boca.
-Epiderme:


Reino Protista
Ex: Protozoários e Algas
Eucariontes
Uni e Pluricelulares
Autótrofos e Heterótrofos
Protozoários sem parede
Algas com parede
Algas- autótrofas
Protozoários- heterótrofos

Filo dos Protozoários

Proto= antigo/ primitivo -zoário= zôo/ anima

Nome significa animais antigos. Atualmente não são considerados animais porque são unicelulares enquanto os animais não. Eram considerados animais por serem heterótrofos e por muitos apresentarem movimentação eficiente.

*classificação antiga- reino protista, filo protozoário com 4 classes: Rizópodes, Flagelados, Ciliados, Espozoários.

Classificação moderna- não existe filo dos protozoários. A palavra “protozoário” indica vários filos diferentes:

a) Classe dos Rizópodes- rizo= raiz podes= pés.

Possuem pendópodes. pendo= falso (locomoção e captura de alimento) podes= ré.
Captura de alimentos pelos pseudópodes é chamado de Fagoitose.
Existem nesse grupo, parasitas e seres de vida livre.
Curiosidades: Foraminíferos: foraminí= furos / feros= portador. Possuem carapaça de calcário que os protege. Rochas das pirâmides egípcias se formaram há milhões de anos atrás no fundo dos oceanos por acúmulos de carapaças de foraminíferos.
Reprodução: Assexuada (geralmente). Uma célula se divide originando 2 células/ filho.

a²) Classe dos Rizópodes (sarcodina)
Locomoção e captura de alimento por pseudópodes. Parasitas ou vida livre. Vacúolo contrátil.

b) Classe dos CiliadosLocomovem-se por cílios ou fazem a água ao redor deles se mover, trazendo partículas de alimento. São de água doce e portanto, possuem vacúolo contrátil. Quase todas as esécies são de vida livre (não parasitas).

c) Classe dos Flagelados
Flagelos são estruturas de locomoção longos em menor quantidade que os cílios. Podem ser de vida livre ou parasitas.
Ex: Doença de chagas, Leishmaniose, Trichomoníase
d) Classe dos Esporozoários
Não possuem qualquer estrutura de locomoção. São parasitas.
Ex: Causam Malária e Toxoplasmose.

( Resumo feito por Mariana Saad )

Cangaço

O Cangaço

O cangaço foi um sistema de luta de classes que ocorreu no nordeste brasileiro, entre meados do século XIX e início do século XX. Porém, o cangaceiro não tinha consciência social e o cangaço acabava sendo simplesmente uma reação à miséria, que não se resolvia de forma racional, se resolvia pela violência.

O cangaço lutou contra o poder ilimitado dos coronéis, a pobreza, a fome e as secas, sem a proteção política.
O movimento se originou devido aos latifúndios, que concentravam terra e renda nas mãos dos grandes fazendeiros, excluindo da sociedade a maior parte da população. Os cangaceiros agiam através de ações violentas, como assalto à fazendas, seqüestro dos grandes fazendeiros e saques à comboios e armazéns.Eles tinham uma vida nômade: viviam perambulando pelo sertão, praticando crimes, fugindo e se escondendo.
Nos combates contra policiais, levavam vantagem, pois tinham grande conhecimento do território nordestino. Conheciam as rotas de fuga, locais onde poderiam encontrar alimento, fontes de água e plantas medicinais. Conheciam também os lugares de difícil acesso que serviam como excelentes esconderijos.
Os cangaceiros, ao chegarem nas cidades, pediam moradia e alimentação aos moradores locais. Aqueles que se opunham, restava violência, porém os cangaceiros, apesar de bandidos, tinham o respeito de muitos, já que ajudavam á todos aqueles que ajudavam eles e trabalhavam no sentido de tirar dinheiro dos ricos fazendeiros e dividir com as pessoas pobres. Portanto, muitas vezes, o “Rei do Cangaço”, Lampião, foi associado à Robin Hood, pois roubava comerciantes e fazendeiros e dava parte do dinheiro aos pobres.
Lampião, líder do mais famoso grupo de cangaceiros, nasceu em 7 de julho de 1897, em Pernambuco. Virgulino Ferreira da Silva começou a atuar como cangaceiro após a morte de seu pai, pois havia jurado vingança. Apesar de ser perseguido pela polícia, Lampião e seu bando foram convocados para combater a Coluna Prestes, marcha de militares rebelados. O governo se juntou aos cangaceiros em 1926, pois o “Senhor do Sertão” era um grande estrategista militar.
Lampião morreu no dia 28 de Julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe, vítima de uma emboscada armada por uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra. Morreu junto com a mulher Maria Bonita e outros cangaceiros. Tiveram suas cabeças descepadas e expostas em praça pública para servir de castigo exemplar e desestimular a prática.
O movimento do cangaço terminou em 25 de maio de 1940, com a morte de Cristino Gomes da Silva Cleto, conhecido também como Corisco ou “Diabo Loiro”. Corisco foi o último integrante do grupo de Lampião a morrer.

Greve de 1917

O Brasil importava todos os produtos que necessitava da Europa, após a Primeira Guerra Mundial os paises que desastre a produziam tais produtos pararam de exportar para investir no armamento, devido a este fato o Brasil não tinha de quem comprar e iniciou o processo de importação das máquinas para produzir o que necessitava, assim começou o primeiro surto industrial.

O Brasil passou por um grande desenvolvimento industrial, em meados de 1800. O número de indústrias no país foi crescendo ao longo dos anos, principalmente baseando-se na substituição de importações.

O desenvolvimento industrial de São Paulo foi resultado da economia cafeeira. A criação de um mercado consumidor e a acumulação de capitais levaram ao desenvolvimento industrial que, por sua vez ampliou o mercado e a concentração da riqueza.

Em São Paulo, o crescimento relativamente rápido da industria criou um proletariado (classe mais baixa, principalmente de operários) que passou a ter em algumas décadas um peso significativo na vida política do país.

As condições de trabalho dos operários eram precárias e miseráveis. Os salários eram baixos, mesmo com os operários trabalhando por muitas horas diárias. Os locais de trabalho não eram higiênicos, eram sujos, com excessivo barulho e falta de iluminação, causando muitas doenças, entre elas, a tuberculose.

Além das péssimas condições e dos baixos salários pagos aos operários, para satisfazer suas necessidades básicas, era necessário que comprassem produtos produzidos pelas indústrias, conseqüentemente por eles mesmos, assim proporcionando um grande lucro aos empresários.

Os operários eram geralmente imigrantes e possuíam experiência em movimentos reivindicatórios, além de contatos com idéias socialistas e anarquistas. No início, suas idéias baseavam-se principalmente no anarquismo e caracterizavam-se pelo mutualismo. Os anarquistas caracterizavam-se pela oposição radical ao Estado, à religião e à propriedade privada, três instituições fundamentais no sistema capitalista da época.

Segundo os trabalhadores anarquistas, as grandes armas da classe operária na luta contra os patrões e o Estado eram a conscientização e as greves que tinham como objetivo derrubar o sistema capitalista.

Em 1917, as notícias da Revolução Russa, revolução socialista que estava ocorrendo naquele momento na União Soviética, tiveram efeitos no Brasil. No entanto, as notícias foram modificadas, chegando ao país como idéias anarquistas, e assim, motivando e baseando as greves do proletariado contra os capitalistas.

Em São Paulo iniciaram-se as greves que foram violentamente reprimidas pela polícia, porém a gota d’água dos conflitos entre polícia e trabalhadores aconteceu quando José Martinez, um sapateiro que participava da greve, foi assassinado em confronto com a policia. Isso gerou uma “explosão” nas greves parando a cidade.

Através de negociações, a greve chegou ao fim. Os operários obtiveram aumento de 20% no salário, a promessa de fiscalização dos preços, liberdade para os presos e a não punição dos grevistas.

Guerra do Contestado

Início: outubro de 1912

Duração: 46 meses (out/1912 a ago/1916

Auge: Março-abril de 1915, em Santa Maria, na Serra do Espigão

Causa imediata: repressão por parte do governo, centralização do poder e terras

Combatentes militares: 8.000 homens. 7.000 soldados do Exército Brasileiro e 1.000 contratados.

Custo da guerra para o governo: mais de 3 milhões de dólares.

Número de monarquistas mortos: entre 5.000 e 8.000 mortos, feridos e desaparecidos.

Número de republicanos mortos: de 800 a 1.000, entre mortos, feridos e desertores.

Final da Guerra: Agosto de 1916, com a captura de Adeodato, o último líder do Contestado

Consequências: fronteira entre os estados foi demarcada e consolidação do poder dos latifundiários no interior.

Guerra de Canudos

Antônio Vicente Mendes Maciel, homem de origem humilde, vagava pelo sertão, divulgando o Evangelho e espalhando mensagens de salvação da alma enquanto na terra, em contradição com a crença e a ideologia da Igreja Católica.Graças aos seus conselhos, ficou nacionalmente conhecido como Antônio Conselheiro, e tais conselhos e mensagens atraiam principalmente os mais pobres, que passaram a segui-lo pelo sertão nordestino.Ele pregava contra os grandes proprietários de terras, denunciava as injustiças e as violências, atacava a República, queimava comunicados e ordens oficiais do governo, criticava a cobrança de impostos e a conivência de sacerdotes da Igreja com as autoridades políticas. Conselheiro foi preso várias vezes enquanto vagava pelo sertão, por causa de suas crenças e atos, e por ser monarquista, em contraposição com o novo governo republicano que fora instaurado (ele acreditava na união entre o Estado e a religião, e era sebastianista). Mesmo assim, o seu número de seguidores não diminuiu. Antônio Maciel era considerado o messias de salvação na terra.

No ano de 1893, enquanto vagavam pelo sertão, o núcleo messiânico liderado por Conselheiro encontrou uma fazenda abandonada às margens do rio Vasa-Barris. Ali, com muito esforço, os sertanejos construíram uma cidade,a qual deram o nome de Belo-Monte, mas que ficou conhecida como Canudos (o nome foi dado em 1870 por causa das plantas de aproximadamente 1m de comprimento que eram colocadas nos cachimbos dos moradores).Ali, fundou-se uma comunidade onde Antônio Conselheiro colocaria em prática seus ensinamentos.

A população de Canudos plantava e possuía animais para subsistência, e a produção agropastoril e artesanal era de propriedade coletiva. O que era produzido era trocado em outras cidades por o que não tinham.

Canudos, que crescia depressa e atraia camponeses de toda a Bahia, fez com que a Igreja local perdesse fiéis e os latifundiários, mão-de-obra. Os sertanejos foram acusados de desejarem a volta da monarquia e sua rebeldia e subversão era uma ameaça, e por isso passaram a sofrer oposição de intelectuais, que os condenavam por meio de artigos, onde os chamavam de “fanáticos”, e foram alvo de uma campanha governamental violenta.

Em outubro de 1896, três anos após a fundação de Canudos, Antônio Conselheiro encomendou em Juazeiro um lote de madeira. O pedido não foi entregue, então Conselheiro foi buscar a mercadoria junto com alguns outros homens. O fato foi mal interpretado: espalhou-se o boato de que seus homens invadiram Juazeiro para punir os habitantes e saquear o comércio. A população, armada, exigiu a ação do governo. Por isso, o governo enviou quatro expedições para destruir o núcleo de Canudos.

A primeira expedição foi liderada pelo tenente Manuel Pires Ferreira foi surpreendido por Pajeú João Abade antes de chegarem ao povoado, e logo retornaram ao interior do Nordeste.

Na segunda expedição, liderada por Febrôncio de Brito, os sertanejos estavam preparados para se defender dos novos ataques, além do terreno de difícil acesso, que dificultou o acesso das tropas regulares e as fez fugir novamente.

Com a falência das três últimas expedições, o Ministro da Guerra Carlos Bittencourt encarregou-se do caso, pois percebera que Canudos era um foco de resistência muito poderoso. Assim, na quarta expedição, liderada por ele mesmo, levou consigo cinco mil homens armados, aproximadamente. Em 22 de setembro de 1897, Antônio Conselheiro foi assassinado. O arraial foi cercado um dia depois por uma tropa munida de canhões. Canudos resistiu fortemente ao tiroteio durante 12 dias, mas estava enfraquecido. Em cinco de outubro de 1897, morreram os últimos combatentes de Canudos: um velho, um garoto de dezesseis anos e dois homens adultos. As cinco mil e duzentas casas do povoado foram incendiadas pelo exército. Os remanescentes do vilarejo, muitos dos quais eram mulheres e crianças e que haviam se entregado às tropas, foram degolados.

Revolta da Vacina


O povo do Rio de Janeiro se revolta com o projeto de vacinação obrigatória proposto pelo sanitarista e médico Oswaldo Cruz. A revolta popular contra a Varíola ficou conhecida como Revolta da Vacina. Militares e positivistas apoiavam a revolta da vacina como um Golpe Militar.

As chamadas Brigadas Sanitárias passaram a entrar em todas as casas da cidade, acompanhados da polícia, pois a população não deixava os sanitaristas aplicarem a vacina à força.

No dia 13 de Novembro, o centro do Rio era considerado um “inferno”, pois se transforma em campo de batalha. No dia 14 de novembro, uma das principais das várias faces da rebelião começou a se desvendar: a Escola Militar da Praia Vermelha decidiu unir-se ao povo.

Tal revolta resultou em 50 mortos, 110 feridos e centenas de presos..

A revolta exigiu que o Estado e a medicina buscassem outras formas de tratamento com a sociedade.

Era Vargas (pra quem nao tiver baixado ainda, ou ta com preguiça de baixar)
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=EKTNP4YC3dk
Parte 2:http://www.youtube.com/watch?v=eB2aoj7CtK4&feature=related
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=d6_GbnHGd8o&feature=related
Parte 4:http://www.youtube.com/watch?v=G5A6u86B0mQ&feature=related

República da Espada

O período inicial da República brasileira, de 1891 a 1894 é conhecido como República da Espada. Foi um período governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Uma junta militar encabeçada por Deodoro da Fonseca governou o Brasil entre 1889 e
1891, quando eleições indiretas o elegeram presidente, com Floriano como vice. Entretanto, Deodoro renunciou no mesmo ano, com problemas de saúde que o afligiam havia anos, e com graves problemas políticos, como atritos com a oligarquia cafeeira, greves, e a Primeira Revolta da Armada. Floriano Peixoto assumiu a presidência, e entre seus atos, estatizou a moeda, estimulou a indústria, baixou o preço de imóveis e alimentos. Floriano também repreendeu movimentos monarquistas, e entre seus atos, proibiu o Jornal do Brasil, na época com inclinações monarquistas, de circular até o final de seu governo.
Floriano angariou a confiança da população de maneira geral, e consolidou a República. Entretanto, enfrentou a
Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, que só terminaria com vitória das tropas republicanas após o governo de Floriano Peixoto, em 1895. Também enfrentou a Segunda Revolta da Armada, e a Revolta dos 13 Generais, com sucesso.
Durante toda a República da Espada, a base governamental foram as oligarquias agrárias. O poder dos militares sucumbiu à força política dos barões do café de
São Paulo e aos pecuaristas de Minas Gerais, e com a instituição de eleições diretas, o cafeicultor paulista Prudente de Morais foi eleito Presidente da República, encerrando o período da República da Espada, dando início à Política do Café com Leite ( São Paulo e Minas Gerais), que norteou o restante da República Velha.
Video sobre o adjunto adnominal e complemento nominal:
http://www.youtube.com/watch?v=aVfDnu-tcLc&feature=related
Video sobre os sujeitos ( assista após os 4 primeiros minutos, depois va para a parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=uMvsayXm_QY&feature=related
Video sobre o predicado:
http://www.youtube.com/watch?v=4wBHlRRFKfM
Video sobre colocação pronominal:
http://www.youtube.com/watch?v=9p-c3xFFN3I
Video sobre vozes verbais:
http://www.youtube.com/watch?v=TX79-xMabTA
Video sobre o Tenentismo:
http://www.youtube.com/watch?v=RJqfean2sas
Video sobre a Coluna Prestes:
http://www.youtube.com/watch?v=02WQbyLbXYQ
Video sobre Republica Velha:
http://www.youtube.com/watch?v=HVSpHVzUjCI&feature=related

Resumo Redação 2o bimestre

Aspectos formais do poema

  1. Versificação é o modo em que organizamos o poema em versos e estrofes. Existem dois tipos de versificação:

Regular: as estrofes apresentem número regular de versos por estrofe. (Ex. soneto)

Livre: o número de versos varia por estrofe.

2. Rima é a coincidência de sons ao final dos versos.

Quanto a rima, o poema pode ser:
Regular: há rima em todos os versos.
Irregular: alguns versos rimam, outros não.
Versos brancos: são aquele nos quais não existe rima.

A rima pode ser rica ou pobre:
Rima rica: usam-se palavras de classe gramatical diferentes para rimar.
Rima pobre: rimam-se palavras da mesma classe gramatical.

Numa quadra ou quarteto, temos os seguintes tipos de rima:
Emparelhada ou justaposta: aabb
Cruzada ou alternada: abab
Interpolada ou oposta: Abba

3. Métrica é a arte de elaborar poemas de acordo com um metro.

Os metros mais comuns são os seguintes:
Redondilha menor: cinco sílabas poéticas;
Redondilha maior: sete sílabas poéticas;
Decassílabo: dez sílabas poéticas;
Alexandrino: doze sílabas poéticas.

A métrica do poema pode ser:
Perfeita: o mesmo número de sílabas poéticas em todos os versos;
Regular: há uma pequena variação (uma a duas sílabas poéticas) de verso para verso;
Irregular: He uma grande variação do número de sílabas poéticas de verso para verso.

4. Escansão é a separação das sílabas poéticas de acordo com determinadas regras. Eis as regras mais simples:
> Contam-se as sílabas poéticas de cada verso do poema até a última sílaba tônica da última palavra.
> Considera-se apenas uma sílaba da palavra seguinte, se as duas forem átonas.

Figuras de linguagem

  1. Antítese é uma figura de linguagem(figuras de estilo) que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.

  2. Comparação é a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo e busca realçar determinada qualidade do meio termo.(como,tal.qual,assim,quanto etc.) exemplo: "O mar canta como um canário".

  3. A Hipérbole ocorre quando há exagero numa idéia expressa, de modo a acentuar de forma dramática aquilo que se quer dizer, transmitindo uma imagem inesquecível. É frequente na linguagem corrente, como quando dizemos: "Já te avisei mais de mil vezes, para não voltares a falar-me alto!".

4. Metáfora é uma figura de linguagem, que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro. Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.

5. A Metonímia consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles.

6. Paradoxo é quando as iédias postas no poema se anulam: “O amor é uma ferida que dói e não se sente.

7. Sinestesia é a reunião, numa mesma expressão, de várias sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido: olfato, audição, visão, paladar, tato.