quinta-feira, 26 de junho de 2008

O QUE REALMENTE PRECISA SABER PARA A PROVA DE HISTORIA 2OBI

A republica velha vai de 1889 a 1930.
Este período se devide em 2. 1- A republica da espada (1889-1894) e 2 – Republica das Oligarquias (1894-1930).
Este período se iniciou com a queda de D. Pedro II e terminou com a revolução de 30.

Republica da Espada- Período governado por militares com o objetivo de consolidar as instituições republicanas e impedir a reação monarquista – portanto, não é uma ditadura e sim, uma atitude a fim de garantir uma rápida reação a uma tentativa de volta à monarquia.

Republica das Oligarquias – Período governado pelos cafeicultores. Neste período foi formado a “política do café-com-leite”(junção dos produtores de café de SP e dos produtores de leite de MG) e a “política dos governadores”. Esta republica tinha como objetivo colocar o Estado a serviço dos cafeicultores e dos grandes latfundiarios.

A camada média urbana, militares e cafeicultores estavam envolvidos no plano republicano. Isto, através de correntes evolucionistas e revolucionarias que conpunham o Partido republicano.
A igreja não se envolve no plano republicano pois neste, o Estado é leigo, ou seja, não tem religião oficial.

SOBRE OS PRESIDENTES, SÓ É PRECISO SABER AS IDEIAS PRINCIPAIS, SEM ENTRAR EM DETALHES

Deodoro da Fonseca
-Exilou a família real
-medidas modernizadoras
Fim do padroado(separação da Igreja e do Estado) – religião católica não é mais a religião oficial do Brasil
-Igreja perde suas funções cartorais – organizam-se cartórios para regularizar a vida civil
-organização da Justiça federal
-Eleições da Constituinte para formar leis básicas para o país

Economia – Encilhamento*
*Período da historia econômica do Brasil durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca
O ministro da fazenda, Rui Barbosa, tentando estimular a industrialização no Brasil, adotou uma política emissionista que era baseada em créditos livres e estes, eram garantidos pelas emissões monetárias.
A especulação, a inflação e os boicotes através de empresas fantasmas e ações sem lastro ouro desencadearam em 1890 a Crise do Encilhamento
As conseqüências* dessa crise só foram superdas no governo de Campos Sales.
*inflação, crise na economia e aumento da divida externa, falências.

Constituição de 1891 – promulgada ESTADOS COM PLENA AUTONOMIA

-Modelo dos EUA 3 poderes independentes – Legislativo, Judicario e
-Republica Federativa Executivo
-Presidente atuante por 4 anos
Voto- homens, maiores de idade e alfabetizados
1º presidente foi eleito indiretamente

Governo Constitucional de Deodoro da Fonseca

---AUTORITARISMO
-Lei das Rsponsabilidades
Decreta Estado de Sitio e fecha o Congresso -> Revolta daArmada (RS)


Deodoro renuncia

Floriano Peixoto

PRP + exercito REABRIU O CONGRESSO
CRIAÇÃO DO PRF


Recebeu o apelido de marechal de ferro por sua atuação enérgica e ditatorial pois agiu com determinação nas sucessivas rebeliões que marcaram o os primeiros anos da Republica
Revolta da Armada – movimento de rebelião promovido pela Marinha do Brasil contra Floriano(supostamente apoiado pela oposição monarquista)

Revolução Federalista – ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da Republica e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas que pretendiam “libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Julio Prates”

1894 – eleições

REPUBLICA DAS OLIGARQUIAS

Prudente de Morais (1894 – 1898)
Crise econômica
Revolta de Canudos
A eleição de Prudente marcou a chegada ao poder da oligarquia cafeeira em substituição dos setores militares

Campos Salles
Economia baseada na exportação de café e borracha não ia bem.
Campos Salles julgava que todos os problemas do Brasil tinham uma única causa: desvalorização da moeda.
Desenvolveu a POLITICA DOS GOVERNADORES:
Com o fim do primeiro período republicano (militares) chegara o momento de institucionalizar as relações entre os estados e o pode central. A política do governadores significou que o poder central daria uma autonomia relativa aos estados e estes, deveriam dar total apoio no Congresso.



GOVERNO FEDERAL --->

Autonomia
Apoio no
congresso relativa
GOVERNOS ESTADUAIS
<---- Resumindo: era preservada a autonomia e independência dos estados desde que esses apoiassem o Governo Federal no Congresso. Na economia, Campos Sales (+Joaquim Murtinho) priorizou a resolução do problema da divida externa que se deu através de um acordo com os ingleses denominado FUNDING LOAN – medida econômica para negociar uma saída para a divida externa. O funding loan determinava: -empréstimo de 10 milhões de libras esterlinas para o Brasil, a ser utilizado para o pagamento dos juros da divida externa -concessão de um Prazo de 10 anos, alem dos 3 já concedidos para inicio do pagamento Como garantia, o Brasil deu toda a receita da Alfândega do RJ. Na economia interna, Campos Sales levou adiante a política do saneamento financeiro – combateu a inflação, não emitindo mais dinheiro e queimando uma parte. Também criou impostos alem de elevar os já existentes e congelou os salários. Poder local –CORONELISMO >> RELAÇÕES DE COMPADRIO

Ø Coronelismo: O Coronelismo no Brasil é símbolo de autoritarismo e impunidade. Conjunto de ações políticas de latifundiários (chamados de coronéis) em caráter local, regional ou federal, onde se aplica o domínio econômico e social para a manipulação eleitoral em causa própria ou de particulares. Fenômeno social e político típico da República Velha, caracterizado pelo prestígio de um chefe político e por seu poder de mando.
Ø Relações de compadrio: Começaram então a surgir as relações de compadrio, onde os elementos considerados inferiores e dependentes submetiam-se ao senhor da terra pela proteção e persuasão. Se por um acaso houvesse alguma resistência de alguma parcela dos apadrinhados, estes eram expulsos da fazenda, perseguidos e assassinados impunemente. Muitas vezes juntamente com toda a sua família para servir de exemplo aos outros afilhados

POLITICA DO CAFÉ COM LEITE
SP E MG revezam no poder



Rodrigues Alves
Campanha de Saneamento do RJ + reurbanização + obrigatoriedade da vacina e ignorancia do povo que nao sabia o que era vacina= REVOLTA DA VACINA

CONVENIO DE TAUBATÉ

Primeira politica de valorização do café. O convenio junta SP, MG e RJ que pedem emprestimos estrangeiros para comprar e estocar as safras a fim de manter o preço do café.

O governo de R. Alves foi tmbém marcado pelo BOOM DA BORRACHA, que foi quando o Brasil era responsavel por 97% da xportação de borracha mundial (Amazonia)

Alem disso, R. Alves comprou o Acre da Bolivia atraves do TRATADO DE PETROPOLIS
Ø Tratado de Petropolis - O Acre pertencia à Bolivia porem vinha sendo invadido por brasileiros a procura de látex. Para resolver, o Brasil assina em 1903 o Tratado de Petropolis, onde o Brasil compra o Acre por 2 milhoes de libras esterlinas além de entregar 3200km2 em MT e se comprometer a construir a estrada de ferro Madeira Mamoré

Campos deixa a presidencia como o GRANDE PRESIDENTE


Afonso Pena
Nada importante

Nilo Peçanha

Criou o serviço de poteção ao indio –SPI
Primeira eleição competitiva da Republica Velha
-Hermes da Fonseca X Rui Barbosa, apoiado por SP, BA E RJ (cria campanha civilista)
Fraudes garantem a vitoria de Hermes

Hermes da Fonseca

-Politica das Salvações – substituição das velhas oligarquias através de intervenções militares nos estados.

Governo conturbado -> Estado de Sitio

Ø Revolta da hibata – movimento de oficiais da Marinha do Brasil que se desenrolou na baía de Guanabara.
Os revoltosos se rebelavam contra os castigos fisicos na Marinha.
Inicialmente, o governo se recusa a negociar com os revoltosos. O líder, João Candido junto com os outros marinheiros apontam os encouraçados (barcos) de MG e SP + os cruzadores(outro tipo de barco) para a baía de Guanabara e ameaçam atirar sobre a cidade.
Por conta disso, o governo se dispoe a negociar com os revoltosos -> fim dos castigos e anistia aos que participaram da revolta

Além dessa revolta, houve o inicio da GUERRA DO CONTESTADO que foi um conflito aramado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual.

Venceslau Brás

Neste periodo, há uma dificuldade de expoirtação pois os paises desenvolvidos tem suas importações voltadas a armamento e munição por causa da 1ª Guerra Mundial.

Segundo surto industrial
Substituição de importação – Brasil importa as maquinas que produzem o que era antes importado – maquinas extremamente defasadas.

Aumento das industrias - +operariados que vivem sob pessimas condições - > GREVE DE 1917

-Repressão ao contestado

Delfim Moreiro
Nada importante

Epitacio Pessoa – paraibano

Foi indicado para presidente pelo RS por participar da negociação para o fim da 1ª Guerra Mundial. (com apoio de SP E MG) – NÃO significa o fim da politica do cafe com leite.

Neste governo, eclode o TENENTISMO

> Tenentismo - Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Não declaravam nenhuma ideologia, eram inspirados pela revolução comunista, os movimentos políticos-militares, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública, apenas temas para que no fim o movimento comunista tomasse o poder
Os movimentos tenentistas foram: a
Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes.
OS 18 DO FORTE DE COPACABANA
A revolta começou com a entricheiração de Euclides Hermes da Fonseca e seus comandados, no dia 5 de julho. Neste dia, a 1h20 , Siqueira Campos disparou o 1º canhão.
Ao final, sobraram militares e 1 civil. Desses, 2 sobreviveram


REVOLTAS DE 1924
Exigiam a derrubada de Artur Bernardes – Convocação da eleição para a Assembleia Consituinte.
Enorme repressão ao moviento e então tenentes se unem ao movimento de RS -> Coluna Miguel Costa Luis, Carlos Prestes (COLUNA PRESTES)
COLUNA PRESTES
Movimento politico-militar entre 1925 e 1927 ligado ao tenentismo e que queria sensibilizar as pessoas a favor da derrubada da Republica Velha
Líderes: Miguel Costa e Luís Carlos Prestes. A coluna seguiu por 29 meses. Nunca houve confronto direto com o governo porém ajudou a derrubar a republica Velha e preparar a revolução de 30.
Washington Luis
REVOLUÇÃO DE 30
-tirou a Oligarquia cafeeira e colocou no poder Getulio vargas
MOTVOS ECONOMICOS
Ø Crise da politica de valorização do café
Ø Superprodução e estoques enormes de café
Ø Crise da Bolsa de NY (maior comprador de café brasileiro)
MOTIVOS POLITICOS
Ø Fundação do Partido Democartico de São Paulo PD – SP (aquele que se opunha ao PRP) – fazia diversas criticas ao governo oligarquico
Ø FIM DA POLITICA DO CAFE COM LEITE – Washington Luis (paulista) indica Julio Prestes para presidente, porém 3 estados, entre eles, Minas Gerais, que esperava Antonio Carlos Ribeiro como indicado, não aceitam.
Ø Formação da ALIANÇA LIBERAL – união de MG, RS, PB E PD-SP - esta se opoe a Julio Prestes e apoia Getlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice.
Propostas da Aliança Liberal:
Voto secreto e feminino, criação da justiça eleitora, jornadas de trabalho de 8h/dia, diversificação de produção economica



A REVOLUÇÃO DE 30
Coronel Góis Monteiro é o comandante
RS compra armas
João Pessoa é assasinado por João Dantas
A luta armada começa em RS E MG e se espalha muito rapídamente
Forças mneiras e gauchas se dirigem para a capital (RJ)
Formação de Junta Governantiva que não é aceita pelas forças revolucionarias
---EM 03/11/1930 , GETULIO VARGAS ASSUME EM CARÁTER “PROVISORIO”

Consequencias
Ø Oligarquia cai politicamente porem detem o poder economico
Ø Sistema politico se equilibra por causa da atualização das instiuições.


GOVERNO GETULIO VARGAS – O VIDEO É SUFICIENTE
SE QUISER MAIS.. http://pt.wikipedia.org/wiki/Getulio_vargas


ESTADO NOVO NAO CAI

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.