sábado, 6 de setembro de 2008

Teste para verificar se há crase

1º teste - preposição
Troca o posterior por masculino

ao ou a - segunto teste
o - não há crase

2º teste - artigo
Crie uma sentença com gostar mais posterior
Eu gosto da __________ - há crase
Eu gosto de ou eu gosto do - não há crase

Exemplos:
Obedeço ____ lei (a ou à?)
Troque (a lei) por um termo masculino

Obedeço ____ professor
ai fica
Obedeço ao professor

passe para o teste 2

Ponha a lei de novo no lugar do professor
Eu gosto da lei

entao a frase correta fica

Obedeço à lei

Segundo exemplo:

Vou ____ Fortaleza (a ou à?)

Troque Fortaleza por um termo masculino

Vou ___ Iraque

entao fica

Vou ao Iraque

passe para o teste 2

Ponha Fortaleza de novo no lugar do Iraque

Eu gosto de Fortaleza
entao não há crase

Frase correta:

Vou a Fortaleza

Nenhum comentário: