sábado, 6 de setembro de 2008

Geografia - Canadá

Feito por Renata Stabenow

População concentra-se no sul do país à Fronteira com os Estados Unidos, clima mais ameno e forma de ocupação. Franceses e Ingleses. Imigrantes são atraídos por qualidade de vida boa e oportunidades de trabalho. Atualmente, o país vem dando preferência a entrada de imigrantes qualificados.
IDH = media entre renda per capta, nível de alfabetização e expectativa de vida da população.
IDH alto: melhor qualidade de vida do planeta: altos índices de crescimento econômico, welfare state (estado de bem-estar da população que inclui serviços de saúde, seguro-desemprego e aposentadorias), bastante dinheiro destinado à educação. Rígidas leis ambientais e leis anti-raciais, desenvolvimento do transporte coletivo, modernização do parque industrial.
Economia à investimentos no setor produtivo, expansão da atividade industrial, investimentos na agropecuária e no extrativismo. Infra-estrutura, vias de transporte, energia. Grande aplicação de capital na alta tecnologia industrial. Canadá é um grande exportador industrial e de matérias-primas também.
Agricultura à pouco espaço agricultável. Sul do Canadá. Grande e expressiva produção alimentícia. Modernização das atividades agrícolas, pouca mão-de-obra. Áreas: planícies do centro-sul (clima temperado, triticultura) e sudeste (policultura, pecuária leiteira).
Reservas madeireiras à mata de coníferas à rigoroso manejo florestal = reflorestar = preservação da floresta. Fábricas de papel.
Industria à tecnologias avançadas. Parque industrial: base da economia canadense. Exporta máquinas. Regiões industriais: sudeste, grandes lagos e rio são Lourenço. Relação com os Estados Unidos: transferências de empresas de capital norte-americano para o território canadense à gerou dependência (especialmente após Primeira Guerra Mundial, pois a Inglaterra parou de exportar para esse país e os EUA assumiu esse controle).
Recursos naturais à muitos recursos naturais. Petróleo e carvão: atrai investimentos dos EUA. Tem muita capacidade de gerar energia. Ferro, cobre, zinco, níquel e chumbo. Posição privilegiada em relação à produção mineral e à geração energética. Muita energia hidrelétrica (rios canadenses). Alcan = fabricação de alumínio à tem no Brasil, parte da produção fica no país e parte vai para o Canadá.
Autonomia econômica à desde a criação do Nafta, a dependência do Canadá em relação aos EUA vem aumentando. 86% da produção do Canadá, vai para os EUA. O controle acionário de boa parte das grandes empresas canadenses vem passando a ser de investidores norte-americanos. Canadá está subordinado aos interesses dos empresários norte-americanos ou às decisões políticas e econômicas do governo dos EUA. O Canadá é membro do FMI e do Banco Mundial.
Nafta à vem fazendo com que o território canadense se configure como uma extensão da economia e do espaço geográfico norte-americanos. Isso pode limitar a autonomia do Canadá, ainda que o país seja uma das maiores potências econômicas do globo.

3 comentários:

XD disse...

O Blog está ótimo, parabéns =)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

^
I
I
e nao sei como sabiam que meu nome é rodrigo