terça-feira, 16 de setembro de 2008

Caderno de Geografia 3º Bi

Canadá

Aspectos físicos

Relevo- apresenta-se diversificado.Leste: predomínio de planaltos antigos (Escudo Canadense);Oeste: predomínio de altas montanhas de formação recente;
Centro: surgem as férteis planícies (Planície Central)

Hidrografia- seus rios se destacam pelo aproveitamento hidroelétrico assim como pela navegação, embora aqueles no centro-norte sejam limitados pelos rigores do clima. O rio São Lourenço é o mais importante. Os Grandes Lagos também se destacam.

Clima e Vegetação- o país é localizado em altas latitudes o que lhe confere um rigoroso clima. As formações vegetais refletem o clima.

Principais formações climato-botânicas-
SE: clima temperado oceânico e vegetação de floresta temperada.
Centro-Sul: clima temperado continental com vegetação de pradarias.
Centro-norte e costa oeste: clima temperado frio e vegetação de floresta de coníferas (Floresta Canadense)
Extremo Norte: clima polar com vegetação de tundra.

Aspectos Humanos

Ocupação e Colonização

Teve início com franceses(1534) que entraram pelo Rio São Lourenço e com ingleses que se fixaram na Nova Escócia;
Passou a domínio inglês em 1763. Em 1812 foi estabelecida a fronteira com os EUA;
Tornou-se independente em 1º de julho de 1867;

Aspectos gerais
População Absoluta: 32 milhões de habitantes (pouco populoso)
Densidade Demográfica: 3 hab/km² (pouco povoado)
A população concentra-se no sul, fronteira com os EUA, principalmente na Porção Sudeste, onde as condições físicas são mais favoráveis.
Etnicamente destacam-se ingleses(45%) e franceses (29%), entre outros.
A participação de imigrantes é ainda bastante significativa. Os imigrantes são atraídos pelo trabalho e boas condições de vida.
Apresenta elevado IDH, sempre entre os mais altos do mundo, refletindo o grande crescimento econômico, o “welfare state” e o investimento em educação, entre outros.


Aspectos Econômicos

Ø Recursos Naturais: o país tem grande quantidade de recursos naturais, sendo grande produtor de madeira, assim como diversos recursos minerais (petróleo, carvão, ferro, cobre, zinco, níquel).
Ø Agropecuária: caracteriza-se por ser moderna e, mesmo prejudicada pelas adversidades climáticas, atinge elevada produtividade. O país é grande exportador. Destacam-se:
Sudeste: policultura e pecuária leiteira
Centro: triticultura(de trigo) e pecuária extensiva
Sudoeste: policultura, criação de frangos e produção de ovos.

Ø Indústria: moderna, diversificada e com alta tecnologia. Desenvolveu-se com muito investimento dos Estados Unidos e é bastante favorecida pelos recursos naturais e potencial hidroelétrico. Destaca-se junto dos Grandes Lagos e Vale do São Lourenço.
Ø N.A.F.T.A.: Com a formação desse bloco, aumentaram os investimentos dos EUA no setor industrial canadense, aumentando sua dependência econômica a esse país. Embora essa dependência seja diferente daquela de países pobres, ela pode comprometer a autonomia canadense.

Europa

Aspectos Físicos

Relevo: predominam velhas montanhas do norte (Montes Escandinavos e Montes Urais), altas montanhas de formação recente do sul (Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Alpes Dináricos, Balcãs e Cáucaso) e planícies nas áreas centrais ( Planícies Germano – Polonesa e Russa).
Hidrografia: destacam-se principalmente os rios de planície que favorecem a navegação, como o Reno, o Sena, o Danúbio, o Ródano e o Volga. Na Escandinávia, os rios são também aproveitados para produção de energia.
Clima: o continente é atravessado pelo Círculo Polar Ártico, mas grande parte de suas terras está na zona temperada. Os climas predominantes são o Temperado Oceânico, o Temperado Continental, o Mediterrâneo, o Temperado Frio e o Polar.
Vegetação: as formações vegetais refletem a diversidade de climas.

As Duas Europas

Até a II Guerra Mundial, a Europa era o centro político, econômico e cultural do mundo. No entanto, esses países foram arrasados durante a guerra e, ao final dessa, surgem dois novos pólos: Estados Unidos e URSS.
Os países europeus, assim como os demais ao redor do mundo, ficaram divididos sob a influência de um dos novos centros (mundo bipolar). A Europa Ocidental ficou sob a influência capitalista dos Estados Unidos e a Europa Oriental, sob a influência socialista da URSS.
Durante o período bipolar e da Guerra Fria, os países da Europa Ocidental recuperaram sua economia e cresceram, enquanto os da Europa Ocidental recuperam sua economia e cresceram, enquanto os da Europa Oriental viram sua economia ficar estagnada e atrasada. Assim, com o desmembramento do bloco socialista no final dos anos 80, ficaram evidentes as dificuldades socioeconômicas desses países e o abismo econômico entre eles (Ex-países socialistas) e os da Europa Ocidental (Europa desenvolvida).

Europa Desenvolvida – População

Região Populosa (elevada população absoluta + 391 milhões)
Povoada (elevada densidade demográfica + 105 hab/km²)
Algumas áreas chegam a mais de 200 hab/km² (livro página 102)
Grande diversidade étnica (principalmente de religião e língua). Há países com mais de uma língua oficial, como Suíça e Bélgica.
Tais diferenças étnicas geram muitos conflitos e faz surgirem grupos nacionalistas que reinvidicam sua autonomia ou independência, como o ETA e o IRA.
A taxa de natalidade dessas países é muito baixa, resultando em um crescimento vegetativo reduzido, muitas vezes negativos.
A porcentagem de adultos e idosos é bastante elevada, o que causa sérios problemas para o desenvolvimento econômico desses países.
O número de imigrantes é bastante alto e tem causado xenofobismo(preconceito contra imigrantes).
Estes países apresentam elevada taxa de urbanização.

Urbanização da Europa Desenvolvida

O processo de urbanização ocorre quando a população urbana cresce proporcionalmente mais do que a rural.
Na Europa, a urbanização é bastante intensa e, na atualidade, já chegou a tal índice que em muitos países está estagnada.
O principal responsável pela urbanização da Europa desenvolvida é o processo de industrialização. Assim, as principais características predominantes da urbanização dessa região são: Antiga, Lenta e Equilibrada.
A rede urbana nessa porção do continente é bastante densa e complexa. Destacam-se importantes metrópoles e diversas cidades globais, nas quais os equipamentos urbanos são bastante sofisticados e seu grau de influência muito grande.
Devido á intensa urbanização e crescimento de algumas metrópoles, formou-se uma importante megalópole unindo Londres a Milão, envolvendo diversas metrópoles, como Bruxelas, Roterdã, Amsterdã, Frankfurt, Dusseldorf, Zurique. É conhecida como megalópole Renana.

Organização do Espaço Geográfico da Europa

Devido à antiga ocupação e antiga industrialização, o espaço geográfico europeu encontra-se intensamente humanizado. As Revoluções Industriais provocaram grandes transformações tanto em áreas urbanas quanto em rurais.


Indústria

A Europa é o berço da industrialização e, assim, sua indústria é bastante diversificada, com indústrias de base, tradicionais e de alta tecnologia. Essas indústrias caracterizam-se por estarem bastante automatizadas, o que reduziu a PEA no setor secundário e gerou desemprego. Muitas empresas tornaram-se transnacionais.

Energia

O grande parque industrial baseia-se no consumo de energia termoelétrica e com grande consumo de petróleo, gás natural e carvão, o qual foi a base da 1ª revolução industrial. Esses países são, na maioria, importadores de petróleo, o que os torna muito dependentes a esse recurso. Problemas ambientais: aquecimento global, chuva ácida e lixo nuclear.

O Espaço Agrário na Europa desenvolvida

A agricultura na Europa caracteriza-se por:
Predomínio de pequenas e médias propriedades;
Mão-de-obra familiar;
Técnicas modernas, entre elas os polders;
Grande investimento de capitais;
Elevada produtividade;
Pequena participação de PEA;
Importante auxílio da invasão de produtos dos países subdesenvolvidos;
Grande relação com a indústria, a qual fornece importantes insumos;
Destaque para produtos básicos típicos de zona temperada e para pecuária de ovinos e suínos.

Os transportes

As regiões urbano-industriais da Europa estão muito bem servidos pela extensa e bem organizada rede de transportes, compostas por ferrovias, hidrovias, rodovias e linhas aéreas, que interligam os grandes centros com excelente qualidade.

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